História

História

    Nas últimas duas décadas, tem havido uma crescente preocupação com os efeitos do stress, da ansiedade, do cansaço nos profissionais de saúde, que por vezes, prestam cuidados aos pacientes 12, 24, 36 ou mais horas seguidas. Para além disto estão expostos a fatores de risco variados que aliados ao desgaste físico e psicológico prejudicam não só o trabalhador como influenciam a qualidade do serviço prestado.

     Para combater este desgaste, a exaustão provocada pelo contexto laboral, proporcionando um alívio do stress e um aumento da satisfação profissional, os trabalhadores da Casa do Pessoal do Hospital S. José de Fafe organizaram em 2003, com início a 18 de outubro, o I Torneio Interhospitalar de Futsal. Este torneio foi organizado por profissionais da área da saúde para colegas de outros hospitais, promovendo o convívio e a prática de hábitos de vida saudáveis.

   Esta primeira edição, com início a 18 de outubro de 2003 e fim a 27-03-2004, realizou-se em formato de campeonato. Para isso realizaram-se 18 jornadas da fase regular, tendo os primeiros quatro classificados se apurado para as meias finais realizadas a 20-03-2004, estando a final agendada para a semana seguinte. Das 9 equipas presentes na estreia do torneio, regista-se a presença nas meias finais, a 27 de março de 2004, opondo Vila Real a Ponte de Lima e no outro jogo, Chaves defrontou Famalicão.

    Neste mesmo ano de 2004 teve início a segunda edição do torneio Inter-Hospitalar, a 27 de novembro, novamente organizado pela Casa do Pessoal do Hospital de S. José de Fafe. Participaram as 9 equipas da primeira edição, em regime de campeonato, todos conta todos, podendo desta forma conhecer as regiões e os hospitais das restantes equipas. No final da fasse regular o primeiro classificado defrontaria o quarto e o segundo mediria forças com o terceiro. O Centro Hospitalar Vila Real/Peso da Régua venceu a segunda edição torneio, conseguindo finalizar o torneio sem conhecer o sabor da derrota, somando 12 vitórias e 2 empates, marcando 98 golos e sofrendo 32. A 14 de Maio de 2005 disputaram-se os jogos do 3º e 4º lugar e a grande final. Para o 3º e 4º, Guimarães conseguiu levar de vencida a turma de Felgueiras por 6 golos a 3. 

      O terceiro Torneio Inter-hospitalar, foi organizado pela Casa do Pessoal Centro Hospitalar de Vila Real/Peso da Régua. Decorreu entre 4 de dezembro de 2005 e 29 de abril de 2006. Participaram 16 equipas, divididas em 8 grupos, sendo que o critério foi a sua situação geográfica. Deu-se continuidade à participação das equipas das edições anteriores e conseguiu-se ainda acrescentar novas participações. Os jogos realizados tiveram a duração de 25 minutos corridos, excepto descontos de tempo. Esta edição marcou a estreia do Hospital de Lamego, Hospital de Viana do Castelo, Hospital de Viseu. Constituição dos grupos, Grupo A: Hospital de Amarente,  Hospital Vila Real, Hospital de Bragança, Hospital de Chaves, Hospital de Fafe, Hospital de Mirandela, Hospital de Viseu, Grupo B: Hospital de Barcelos, Hospital de Felgueiras, Hospital de Famalicão, Hospital de Guimarães, Hospital de Penafiel, Hospital de Santa Maria da Feira,  Hospital de Valongo. A final realizou-se às 17 horas, no pavilhão da escola secundária Morgado Mateus em Vila Real, opondo as equipas de Mirandela e de Santa Maria da Feira. A equipa da Feira, venceu, num jogo bastante emotivo pela margem mínima, 7-6.

     Na quarta edição, disputada entre dezembro de 2006 e 12 de maio de 2007, as equipas dividiram-se em dois grupos, um de 7 e outro de 6 equipas, sendo que no final da primeira fase, as quatro melhores equipas passaram aos quartos de final, onde Mirandela derrotou Valongo por 9-1, Gaia venceu Bragança por 9-0, Sta. M. Feira bateu Vila Real pela margem mínima, 3-2, e por último Barcelos levou a melhor sobre Fafe com 5-1. Uma semana depois, a 28 de Abril de 2007, CH Gaia vence Sta. M. Feira por 5-2 e junta-se na final a Barcelos que venceu Mirandela por 2-1. A final disputou-se a 12 de Maio desse mesmo ano. Na final, a equipa do CH Gaia venceu a equipa de Barcelos por 4-3, num jogo muito equilibrado. Nuno Loureiro venceu os melhores marcadores com 50 golos, mais 10 de vantagem sobre Jorge Teixeira de Fafe. Todas as edições terminam da melhor forma possível, com um jantar convívio entre todos os participantes e respectiva entregas de prémios. 

     A quinta edição registou um aumento do número de equipas participantes, num total de 16, contando com algumas novidade, como por exemplo: Hospital da Trofa e o Hospital de Vila Verde, IPO - Porto, Hospital S. João Porto, CH Porto (Santo António). Iniciou-se no dia 12 de Janeiro decorrendo até ao final do mês de Maio, mais precisamente, dia 31. Nesta edição, as equipas de futsal foram distribuidas por três grupos, das quais passaram para os quartos-de-final as duas primeiras classificadas de cada grupo e os dois melhores terceiros. A organização foi da responsabilidade das Casas do Pessoal do Hospital de Vila Real, de Barcelos e de Gaia. Assim no grupo A ficaram as equipas: CH Gaia, São Sebastião (Stª Mª Feira), CH Porto, Infante D. Pedro (Aveiro), IPO - Porto, H. S. João (Porto); no GRUPO B:H. Santa Maria Maior (Barcelos), Nossa Sra. de Oliveira (Guimarães), H. São João de Deus (Famalicão), H. da Trofa (Trofa), H. de Vila Verde (Vila Verde); por último, no grupo C: C.H. Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real), H. São José (Fafe), CH Nordeste, H. Agostinho Ribeiro (Felgueiras), H. Pª Américo/Vale do Sousa (Penafiel). Esta edição consagrou o CH Gaia como vencedor, seguido do Hospital de São Sebastião Santa Maria da Feira, terminando o Hospital de Santa Maria Maior de Barcelos no último lugar do pódio.

     O sexto Torneio Inter-hospitalar realizou-se entre janeiro e 30 de maio de 2009, com 11 equipas distribuidas por dois grupos, A e B. Do grupo A faziam parte as equipas: CH Gaia, H. São Sebastião (Stª Mª Feira), CH Porto, CH Trás-os-Montes e Alto Douro(Vila Real), IPO - Porto. No grupo B estivera presentes: H. Santa Maria Maior (Barcelos), H. de Nossa Sra. de Oliveira (Guimarães), H. São João de Deus (Famalicão), H. da Trofa, H. de Vila Verde, H. Agostinho Ribeiro (Felgueiras). O hospital de Santa Maria da Feira venceu esta edição, seguidos de Vila Verde e do CH Gaia. Regista-se ainda os excelentes jogos praticados nesta edição, sendo que alguns, quer nos quartos de final, quer nas meias finais só foram resolvidos no desempate com livres a partir da marca das grandes penalidades. Foi uma edição dominada pelo Hospital de Santa Maria da Feira, que para além do título coletivo, ainda arrecadou todos os troféus individuais.

     A cidade de Braga acolheu a décima primeira edição do Torneio Interhospitalar, com início no dia 12 de Março de 2015.

A décima terceira edição marcou a estreia nos campeonatos do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Lousada.

     Arrancou no dia 17 de Março de 2018 a décima quarta edição do torneio Interhospitalar, em Coimbra. Neste edição contou com a presença de 14 equipas, dando continuidade às participações nas edições anteriores. Nesta edição os jogos disputaram-se no campo do C.D. Carapinheirense, na Carapinheira.